FAMACHA

Atualizado: Jun 17

Em maio de 2021, nossa equipe realizou uma consultoria no Hotel Fazenda Itaytyba Ecoturismo, em Tibagi-PR. A consultoria envolveu o manejo sanitário, nutricional e ambiental de ovinos.

Em se tratando de ovinos, sabe-se que as doenças parasitárias são um grande problema para esses animais. Dentre os principais parasitos encontrados, pode-se citar o Haemonchus contortus, um parasito hematófago frequentemente presente. Esses parasitos causam infecções graves, levando à anemia, observada pela palidez das mucosas.

Visando eliminar esse e outros parasitos que prejudicam a saúde e o potencial produtivo dos animais, era comum fazer o tratamento regular de todo rebanho. Entretanto, o tratamento geral, indiscriminado e constante com antiparasitários contribui para a resistência parasitária, análoga ao observado para as bactérias quanto ao uso exagerado de antibióticos, tornando os tratamentos ineficazes a longo prazo.

De forma geral, o diagnóstico de parasitoses inclui o exame coproparasitológico, e, muitas vezes, a coprocultura, exames que demandam tempo para serem concluídos. Dessa forma, não são práticos para a avaliação e indicação de tratamento individual. Nesse sentido, em 1997, na África do Sul, surgiu o método FAMACHA, uma forma de avaliação individual dos animais, a fim de identificar os mais acometidos, visando o tratamento seletivo do rebanho.

O método se baseia na avaliação da coloração da conjuntiva palpebral inferior em relação a um cartão colorido padrão. O cartão apresenta cinco níveis de coloração, ilustrando diferentes graus de anemia, correlacionados à carga parasitária. Para execução bem-sucedida do método, o avaliador deve ser bem treinado e sempre realizar a avaliação junto ao cartão padrão. Os animais que apresentam grau maior que 3 têm indicação de tratamento.

Pela praticidade e fácil aplicação, o FAMACHA é um método muito empregado na avaliação dos ovinos quanto à necessidade de vermifugação, prezando pelo tratamento seletivo do rebanho. Isso reduz, portanto, o uso de antiparasitários, e assim, parte dos custos da produção, favorecendo a relação custo-benefício, além de retardar a resistência dos parasitos aos vermífugos.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo